Sebrae Delas

Maduramente desafiadores, como é envelhecer

O tempo é implacável e chega para todos e todas. Envelhecer faz parte da vida, e é fundamental compreender, tanto a si mesmo como ao envelhecimento, como processos naturais, inevitáveis e que podem ser proveitosos. Para as mulheres, o processo de envelhecer impõe outros desafios.

Especialmente para as mulheres empreendedoras, envelhecer com saúde e crescimento pessoal, intelectual e profissional faz a diferença. Contudo, para que isso seja possível, é necessário tomar uma série de cuidados e se preparar para as novas características de uma vida mais madura.

Por isso, este e-book do Sebrae Delas tem a missão de dar algumas boas ideias, dicas e conselhos sobre como envelhecer de maneira saudável, madura e desafiadora aos seus próprios limites. Afinal, a preocupação com o futuro é fundamental para toda empresária de sucesso, tanto na esfera profissional como na pessoal e familiar.

Por isso, aqui falamos sobre o envelhecimento do corpo, o ganho de experiência a partir das vivências cotidianas, a importância de cultivar a evolução mental e psicológica, e certos cuidados com a carreira, com a sua empresa e com o seu patrimônio. A ideia é dar um panorama amplo sobre um envelhecimento positivo.

Esperamos que este e-book seja proveitoso. Desejamos a você uma boa leitura!

Envelhecimento físico

Quando falamos em envelhecimento, o aspecto que sempre parece o mais chamativo é o envelhecimento corporal. Sentimos na pele e em todos os outros órgãos que o tempo está passando e, em alguma medida, nos tornamos mais frágeis, delicados, menos resistentes e mais enrugados.

Isso é um processo absolutamente natural, mas que pode ser retardado ao máximo com uma série de medidas de cautela com o próprio corpo. De maneira geral, podemos resumi-las em três itens: alimentação saudável, rotina de exercícios físicos e hábitos positivos.

A alimentação saudável é um dos ingredientes para se viver mais e melhor. Tenha uma dieta equilibrada, evitando o abuso de comidas engorduradas, alimentos processados, gorduras trans, excessos de açúcar e sal. Uma nutricionista pode auxiliar muito neste processo.

Faça exercícios físicos regularmente. O sedentarismo, além de fazer mal ao corpo, também prejudica diretamente a sua saúde mental. Faça uma atividade que combine com o seu tipo físico. Ela não precisa ser tão intensa ou duradoura, mas é recomendável que seja feita com regularidade. Consulte um médico e um profissional da Educação Física para auxiliá-la.

Quanto aos hábitos saudáveis, o principal aqui é não fumar e não abusar das bebidas alcoólicas. Vícios, de maneira geral, são extremamente negativos para o seu envelhecimento, ainda que você não sinta os efeitos deles durante a juventude. Tente ter uma rotina equilibrada de sono e evitar ao máximo experiências estressantes.

No que diz respeito à saúde, as mulheres precisam ter também outros cuidados específicos deste sexo. A idade traz a menopausa e consigo alguns desequilíbrios hormonais. Não à toa, até mesmo a percepção sobre temperatura é comprometida. Por isso, visite o ginecologista regularmente e faça todos os exames preventivos para evitar câncer de mama ou no sistema reprodutor, problemas que infelizmente são comuns.

Experiências que a vida te dá

Se por um lado o tempo impõe duras penas aos nossos corpos, ele também nos dá vivências e aprendizados que apenas a experiência é capaz de nos ensinar. Contudo, cada pessoa aproveita as experiências da velhice de maneira diferente. Até mesmo porque as lembranças dos episódios da vida podem ter efeitos distintos em nossa consciência.

Algumas memórias são saudosas, nostálgicas e positivas. Outras memórias, por sua vez, são negativas, mas certamente deixaram alguma lição para a vida. Há ainda as reminiscências que, de tão negativas, acabam se tornando um trauma e não ensinam nada para a nossa convivência.

É muito importante que a experiência seja, ao máximo possível, convertida em sabedoria. Isso faz bem aos seus negócios, faz bem à sua vida pessoal, o torna uma pessoa mais resiliente, previne erros e crises, além de permitir a você também ser uma pessoa melhor no trato com os demais.

Entretanto, sabemos que o passado também pode ser problemático. Busque refletir sobre seus aprendizados e experiências. Caso os traumas da vivência os incomodem ou atrapalhem, busque ajuda. Procure terapia ou o apoio de um profissional psicólogo.

Cultive o crescimento psicológico

Falando em psicólogo, agora vamos abordar justamente o envelhecimento da mente. Assim como o corpo, nossa mente também envelhece e tende a sentir com o tempo. Os principais efeitos disso, além do ganho de experiência, também pode ser a perda de memória, a indisposição em aprender coisas novas, o comodismo e a resistência ao que é diferente e moderno.

Esses são processos naturais, mas que podem ser superados se você acostumar a sua mente a sempre aprender mais ao longo do tempo. O estresse também é uma forma de fazer a mente envelhecer mais rápido e de maneira mais intensa. Por isso, busque combater o estresse e tomar ações cotidianas para incentivar a sua mente a manter-se sempre jovem.

Para isso, as estratégias podem ser muitas e algumas muito simples. Ler livros, por exemplo, ajuda a manter a atividade mental sempre em renovação. Leia livros diferentes e tente aprender coisas novas, como por exemplo, um novo idioma, um novo ofício, aprender a lidar com diferentes equipamentos, entre outros.

Algumas dessas ações podem até ser benéficas aos seus negócios. Se você empreende na venda de produtos e serviços ao consumidor, treine sua mente a desenvolver novas soluções que podem ser comercializadas em seu empreendimento.

Viajar também é uma ótima maneira de fazer com que a sua mente descubra novas paisagens e se mantenha rejuvenescida. Apenas espere que a pandemia do coronavírus acabe e planeje seu próximo destino.

Cuide de sua carreira

Cuidar da carreira é fundamental no mesmo tempo em que se envelhece. O mercado está sempre atrás de novos talentos, novos conhecimentos e soluções diferenciadas. Neste sentido, pessoas mais velhas podem muitas vezes acabar se tornando obsoletas e serem ultrapassadas pelos mais jovens. Há algumas medidas que se podem tomar para evitar ou suavizar este processo de obsolescência.

Uma delas é evitar o comodismo. Ainda que a sua empresa seja consolidada no mercado e apresente bons resultados periodicamente, nunca se sabe o dia de amanhã. Por isso, não deixe a sua empresa estagnada em uma posição confortável. Busque sempre expandi-la de maneira sustentável e de forma não abrupta. Faça investimentos com cuidado, mas não deixe de investir.

Além disso, não permita que você mesma se torne obsoleta ou estagnada. Capacite-se para se tornar uma empresária cada vez mais talentosa, eficiente e que acompanhe as tendências do mercado. Para isso, existe uma infinidade de cursos, workshops e capacitações que irão prepará-la para envelhecer como uma empreendedora de sucesso.

Há vários casos de mulheres empreendedoras que envelheceram com sabedoria e tornaram suas empresas cada vez maiores e lucrativas durante este período. Que tal pesquisar sobre alguns destes exemplos, se inspirar e seguir caminhos semelhantes?

Além disso, consultorias de carreira e consultorias empresariais podem ser de grande ajuda para que a mulher empreendedora consiga avançar pelo tempo sem ser deixada de lado pelo mercado. O Sebrae, neste sentido, pode ser um importantíssimo aliado.

Proteção à sua empresa e seu patrimônio pessoal

Com o envelhecimento, reduz-se a nossa força física e muitas vezes a capacidade de responder com agilidade às crises que o mercado ou a economia pode impor à sua empresa. Por isso, é sempre importante tomar algumas medidas para que durante o seu envelhecimento os seus negócios não fiquem vulneráveis de maneira alguma.

Uma destas formas é realizar um planejamento financeiro ousado, porém realista. Evitar sempre os desperdícios e tomar medidas econômicas que protegem a sua empresa. É muito importante ficar sempre de olho nas dívidas de seu negócio. Se muito volumosas, elas podem levar seu empreendimento à falência ao longo do tempo.

Além disso, é muito importante que a mulher empreendedora crie um fundo de reserva para sua empresa. A pandemia do Coronavírus ensinou aos empresários e empresárias que um negócio sem dinheiro guardado sofre intensamente em um período como esse. Agora imagine passar por outra crise desta natureza em alguns anos, quando você já tiver uma idade avançada?

Com o envelhecimento, também vêm à necessidade de pensar no futuro. O que irá acontecer com o seu negócio quando você decidir se aposentar, por exemplo, ou vier a falecer de maneira inesperada enquanto ainda gerencia o empreendimento. É por isso que é muito importante, desde já, que a empreendedora faça o planejamento da transferência de bens aos sucessores à medida que o tempo passa.

Com relação ao patrimônio pessoal, os conselhos são semelhantes. Mas quando nos referimos ao fundo de reserva financeira, é altamente recomendável não deixar o seu dinheiro na poupança neste momento. Com a baixa taxa básica de juros, Selic, o dinheiro que está guardado nas cadernetas de poupança está se desvalorizando a cada mês.

Se você tem a segurança de que não irá precisar resgatar seu dinheiro por pelo menos um ano, prefira um título como um CDB ou papéis atrelados à taxa DI. Lembre-se também de adquirir um plano de previdência privada, se você ainda não possuir um. Afinal, o INSS está sobrecarregado e a aposentadoria paga pela Previdência Social pode não ser o suficiente para suas necessidades durante a terceira idade.

O envelhecimento como uma parte proveitosa da vida

Acima de tudo, acostume seu corpo e sua mente a enxergar o envelhecimento como um processo natural, inevitável, mas acima de tudo, proveitoso. Dizemos isso porque hoje, infelizmente, é muito comum que a percepção do envelhecimento leve muitas pessoas à depressão.

Especialmente mulheres, sobre as quais recai a maior parte do peso da maternidade e dos cuidados domésticos. Sobre quem também as expectativas com relação à estética também são mais intensas do que os homens. Por isso, é importante tentar ao máximo enxergar a velhice como um processo de aprendizado e experiências que podem ser prazerosas.

Por isso, curta a sua velhice quando ela chegar. Tente viajar, comprar o que quiser para enfeitar sua casa, leia livros, jogue jogos, beba com amigos, de forma moderada, continue amando, continue tendo momentos de intimidade e prazer a dois, faça parte da vida de seus filhos e netos, se tiver.

E, principalmente, não pare de trabalhar. Não pare de investir, não pare de aprender e não deixe de cuidar do seu negócio com a cautela que ele exige.

Conclusão

O período pelo qual passamos é delicado. A pandemia do coronavírus afetou a vida principalmente das pessoas mais velhas, impondo uma rotina de isolamento e cuidados intensos com a saúde. Afetou especialmente às mulheres empreendedoras que já passaram dos 60 anos.

Essa pandemia deixa algumas lições importantes de resiliência, força de vontade e aprendizado que se pode ter mesmo na terceira idade. Afinal, muitas destas empreendedoras e profissionais mais velhas não deixaram de investir em seus negócios e cuidar da saúde.

Veja o exemplo dos mais velhos. Se você ainda é jovem, tome os cuidados necessários desde já para que a sua velhice e o seu processo de envelhecimento sejam os mais saudáveis, pacíficos e prazerosos possíveis. Apesar da deterioração natural do corpo, é possível ter uma velhice feliz, ousada, desafiadora e bem aproveitada até que chegue o inevitável dia da despedida.

À medida que o tempo passa, é importante usar as experiências do passado para evitar erros no futuro. É preciso aprender sobre a vida, mas também é importantíssimo desenvolver conhecimento sobre os negócios. A mulher empreendedora precisa superar desafios específicos, mas sobre os quais é possível vencer com elegância e talento.

Mantenha por perto pessoas que fazem bem à você e que possam tornar a sua velhice mais feliz. Não deixe de cultivar os laços familiares, as boas amizades e as lucrativas parcerias de negócio. Sinta que sua vida tem propósito e que você a vive intensamente.

Este e-book teve a missão de lançar um olhar esclarecedor e realista sobre a velhice e o passo a passo do envelhecimento. Esperamos que a partir dele você possa ver seu futuro de maneira otimista e inspiradora.

Não deixe de acessar outros e-books Sebrae delas. Até a próxima!

Leia também

17.07.2020

A importância de cuidar da saúde mental

Os cuidados com a saúde mental têm ganhado cada vez mais destaque quando se fala[...]

Continue lendo
17.07.2020

A segurança da mulher e as políticas públicas

A violência contra a mulher é um problema extremamente sério, especialmente no Brasil. Segundo o[...]

Continue lendo