Sebrae Delas

Voltar
17.02.2021 Inovação

Mulheres e Tecnologia

A área de tecnologia é a que tem o futuro mais promissor no Brasil e no mundo. É esse segmento que aponta as novidades dos outros ramos, como beleza, saúde e educação, por exemplo, e mostra como a sociedade vai se comportar no futuro. A tecnologia é uma aposta para quem gosta de analisar e desenvolver habilidades como a inovação.

Porém, o mercado ainda não é tão favorável para as mulheres como deveria. De acordo com um estudo divulgado pelo programa YouthSpark, da Microsoft, as mulheres representam apenas 25% dos empregados em áreas técnicas de tecnologia da informação.

Mas a tendência é que esse cenário mude nos próximos anos. Muitos programas de incentivo à participação feminina nas áreas de tecnologia e inovação estão surgindo para combater o machismo no setor. Assim, as mulheres têm quebrado paradigmas e preconceitos, ajudando no desenvolvimento mundial com as suas ideias.

Esse movimento já é mais antigo em outros países. Uma pesquisa feita pelo HackerRank, que é uma empresa que se baseia em dados do governo americano, mostra que 65% das vagas do setor de TI foram preenchidas por mulheres nos Estados Unidos, entre janeiro e setembro de 2018.

A tendência é que esses números só aumentem. Além de ser um passo essencial para o desenvolvimento social dos países ao redor do mundo, esse movimento de equidade de gênero no setor tecnológico promove também o crescimento econômico. O PIB (Produto Interno Bruto) de diferente lugares é maior quando as mulheres assumem posições de destaque no mercado de trabalho de áreas promissoras.

Desempenho e produtividade em empresas têm relação direta com a diversidade de gênero e maior participação feminina nas equipes. Por isso, inserir as mulheres no mercado tecnológico é também um ato de desenvolvimento e eficácia. Quanto maior a diversidade de um grupo de colaboradores, mais chances eles têm de inovar e produzir produtos, serviços e soluções que tenham maior abrangência diante do público.

Um levantamento realizado pelo Peterson Institute for International Economics, em 2016, apontou que instituições que têm mais diversidade de gênero em cargos de liderança possuem maior rentabilidade. O aumento foi de cerca de 15% na lucratividade, o que apresenta uma diferença muito grande para a receita da empresa.

Essa pesquisa evidencia a necessidade do empreendedorismo feminino relacionado à tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e social do país e da sociedade. Cada mulher que supera as barreiras impostas pelo machismo deve ser uma fonte de inspiração para que outras conquistem a mesma coisa em suas carreiras.

Dentre algumas das mulheres que têm cargos de destaque no setor estão:

– Sheryl Sandberg, a chefe operacional do Facebook, que está nessa posição desde 2008, ajudando no planejamento e geração de valor para a rede social;

– Susan Wojcicki, diretora-executiva do YouTube e que já teve papel fundamental no crescimento de ferramentas como Google Imagens e Google Books

– Ada Lovelace que escreveu o primeiro algoritmo da história do setor.

Venha saber como se tornar uma mulher de negócios na área de tecnologia e quais são as principais oportunidades e vantagens para você investir nessa carreira para ajudar a transformar o mundo e contribuir para o destaque feminino no ramo.

Principais benefícios da área de tecnologia

São inúmeros os benefícios para investir nas áreas de tecnologia e inovação, que tornam esses um dos setores que mais crescem no Brasil e no mundo. O primeiro ponto é que o empreendedorismo tecnológico conta com muitas oportunidade de investimento. Quase todos os passos da sociedade sofrem com interferência e auxílio do mundo digital nos dias de hoje.

Além disso, as chances de garantir independência financeira são altas. Seja para quem quer tirar a ideia de um novo negócio do papel ou buscar um cargo em uma empresa renomada na área, a busca por independência e estabilidade tem, nesse setor, mais probabilidade de dar certo.

O mundo tecnológico também é muito dinâmico. A flexibilidade é um benefício para quem deseja trabalhar na área. Isso acontece porque as empresas investem no meio digital como forma de melhorar as relações e os resultados da instituição, garantindo mais conforto e comodidade, vistos como benefícios essenciais para a produtividade.

Outra vantagem de investir na carreira em tecnologia e inovação é a possibilidade que você tem de começar um empreendimento digital depois. Desenvolvendo habilidades e agregando conhecimentos, você vai conseguir ampliar sua base de informações para começar um novo negócio fundamentado em tecnologia, mesmo que não seja diretamente ligado a ela.

A flexibilidade no investimento inicial da sua carreira é outro benefício que o mundo tecnológico tem a oferecer. Por ser um mercado que está em constante crescimento, as possibilidades de trabalho de acordo com a área escolhida são diversas e você pode escolher a que mais se encaixa no seu perfil.

Além disso, para começar a atuar no setor, você não precisa ter a formação de Ensino Superior. Claro que este é um diferencial, mas se você ainda não começou ou concluiu a faculdade, não se preocupe, pois ainda é possível investir na vida profissional. Dedicação e desenvolvimento de habilidades como inovação e capacidade cognitiva já são um diferencial.

A competitividade do setor de tecnologia é mais uma vantagem para quem quer investir na área. É por meio da movimentação do setor que as pessoas estão sempre buscando melhorar e inovar por meio das suas habilidades e capacidade de criar soluções que afetem positivamente a vida de todos.

Dessa forma, além de impactar e transformar vidas, você vai estar sempre em busca de novidades. É mais difícil se acomodar quando se trabalha na área de tecnologia, o que é uma oportunidade excelente para quem quer sair da zona de conforto e testar seus conhecimentos.

Por fim, mais uma das vantagens que merecem destaque é a ampliação da visão. Por causa das mudanças constantes de cenário, as pessoas que trabalham com tecnologia estão sempre enxergando o cenário para além do óbvio. Perceber o que precisa ser melhorado ou destacado é uma habilidade que pode e deve ser levada para a sua vida pessoal, uma vez que você vai aproveitar melhor as oportunidades que aparecerem. É assim que você vai conseguir saber quais as melhores ferramentas que estão à sua disposição e qual o melhor momento para utilizá-las. A lógica está diretamente ligada à área, já que é o pensamento crítico que permite a melhor compreensão dos ambientes externos e internos e a implementação de mudanças necessárias para melhorar os resultados de todos os colaboradores envolvidos.

Como começar a investir na carreira?

Se você tem interesse nas áreas de tecnologia e inovação e não sabe por onde começar a investir nesse ramo da sua carreira, vamos te ajudar. Por meio de autoconfiança e esforço, você vai conseguir transformar a sua vida profissional e desconstruir pensamentos que ainda estão enraizados em muitas empresas.

Para começar a trilhar a carreira em uma instituição, é importante fazer pesquisas e analisar aquelas empresas que têm maior potencial de crescimento e que apoiam ou têm programas de incentivo à participação de mulheres na área. Conhecer o perfil das empresas é importante para começar a se candidatar às vagas ofertadas por elas.

As instituições que buscam investir na diversidade de gênero e empoderamento feminino no setor de tecnologia e inovação são aquelas que têm como objetivo utilizar habilidades e conhecimentos complementares dentro da equipe. Dessa forma, o potencial de sucesso aumenta e os resultados são positivos frente ao mercado.

A partir daí, você deve continuar investindo nas suas habilidades e conhecimentos. Tanto na organização quanto fora dela, em cursos, congressos e workshops, por exemplo, as oportunidades devem ser sempre aproveitadas. Afinal, nessa área as novidades estão aparecendo o tempo todo e, quanto mais atualizada você estiver, mais qualificada será.

Se, depois de investir nas próprias competências, você tiver o interesse de abrir o próprio negócio na área de tecnologia, é importante saber o momento certo de dar esse passo. Dessa forma, o sucesso do novo empreendimento se dá a partir de pesquisas de mercado e entendimento da economia.

Uma das opções é o investimento em uma startup. Essa possibilidade exige custos baixos, pode ter alta rentabilidade e é uma aposta que tem crescido muito em diferentes países ao redor do mundo. Ela tem como carro-chefe o trabalho com soluções que sejam criativas e inovadoras.

Você também pode se tornar uma profissional autônoma ou freelancer. Dessa forma, os seus serviços oferecidos vão depender de qual habilidade você quer investir mais. Prestar consultorias e ajudar a planejar sistemas que melhorem o desempenho de outras empresas são apenas algumas das oportunidades nesse universo de possibilidades.

Apostar em uma nova empresa de tecnologia e inovação é também uma maneira de inspirar outras mulheres do ramo a investirem em suas carreiras. Assim, o resultado é gerar uma rede de apoio mútuo, que vai incentivar o empreendedorismo feminino e a superação de obstáculos impostos pelo mercado.

As oportunidades no mercado

Como você deve saber, a área de tecnologia é muito conhecida por oferecer inúmeras oportunidades de investimento. Vamos falar sobre apenas algumas delas mas, quanto maior for a sua criatividade, maiores as chances de se destacar.

Investir na introdução de meninas e jovens mulheres na área de tecnologia é uma oportunidade de mercado que tende a crescer. Além de ser uma forma de combater o machismo no ramo profissional, esse tipo de serviço é inspirador e inovador, sendo essencial para a busca de novos talentos e desenvolvimento de habilidades criativas.

A própria experiência pode ser utilizada para quem deseja investir nessa tendência. Quais foram suas maiores dificuldades ao entrar no mercado? Faça dessa pergunta a norteadora do projeto e aplique em localidades onde as mulheres empreendedoras sejam uma pauta que pode, e deve, ser explorada.

Proporcionar essa visibilidade para novas empreendedoras, programadoras e desenvolvedoras é uma forma de empoderamento que tem muito espaço no mercado. Os temas de equidade estão sempre em pauta e devem ser aproveitados para divulgação de trabalhos e atualização.

Investir em iniciativas com propostas educacionais e capacitadoras é uma ótima oportunidade. Esse tipo de serviço tem se destacado, porque a troca de experiências faz com que a falta de mulheres no mercado não seja mais o destaque e sim a necessidade de lutar para mudar esse cenário e apoiar umas às outras.

Pensar nas próprias experiências pode ajudar a criar um novo ramo dentro do setor. Quais são os problemas que você mais enfrenta no dia a dia? Pensar nessa questão e ampliar a discussão para outros grupos de mulheres é uma forma de identificar lacunas que precisam ser preenchidas com novidades no mercado.

Dessa forma, seja na área profissional ou no cotidiano em casa, cuidados com os filhos, saúde e bem-estar, buscar soluções que facilitem a sua vida e melhorem o seu desempenho nas atividades é um passo para iniciar um novo empreendimento. Muitas pessoas podem passar pelas mesmas problemáticas e se identificar com o que está sendo oferecido pela sua empresa.

A importância das mulheres na tecnologia

E por que é tão importante a presença feminina na área de tecnologia? Sendo este um ramo utilizado por todas as pessoas nos dias de hoje, é preciso uma análise dos mais diferentes públicos em relação aos produtos e ferramentas que estão surgindo. Só assim pode-se fazer melhorias.

A inclusão das mulheres no mercado de inovação garante a produção, criação e desenvolvimento de facilitadores para a vida de outras mulheres. Afinal, só elas entendem o próprio cotidiano e podem pensar em produtos, serviços e soluções que podem transformar as suas vidas.

Tanta nas economias emergentes quanto em países que têm o desenvolvimento consolidado, a tendência é que o envelhecimento da população torne os setores como saúde e serviços sociais ainda mais evidentes e necessários. Essas áreas de atuação são dominadas, em sua maioria, por mulheres.

Dessa forma, unir esses conhecimentos e habilidades vai tornar o trabalho das mulheres ainda mais importante. Afinal, não são só as aptidões voltadas para matemática e ciência que serão exigidas. É importante que as capacidades cognitivas e de interagir com os outros ocorram de forma eficiente. Vale lembrar que essas são habilidades que as mulheres já lidam diariamente em seus trabalhos.

Humanizar o trabalho por meio da tecnologia é uma tendência fundamental para destacar e inovar as atividades do mundo digital. Apesar de a robótica se dar pelo desenvolvimento de robôs, eles estarão interagindo com seres humanos, que preferem um contato mais interpessoal e personalizado.

Podem e devem ser explorados também cargos de gestão, planejamento e setores comerciais ligados a empresas do ramo de tecnologia e inovação. Essa experiência é importante para dar voz às mulheres na área e aumentar as oportunidades que o mercado oferece. Além disso, é por meio delas que você vai conseguir ampliar a sua capacidade crítica e de enxergar os cenários da empresa.

Quer saber como podemos ajudá-lo a investir na carreira nas áreas de tecnologia e inovação? Você precisa do crescimento na carreira para inspirar outras mulheres a lutarem por uma posição de destaque no setor, então, não deixe estar sempre atenta aos nossos materiais!

Fontes:

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2019/04/23/interna_tecnologia,750829/mulheres-ocupam-apenas-25-dos-empregos-de-ti-no-pais.shtml#:~:text=Dados%20divulgados%20pelo%20programa%20YouthSpark,TI)%20s%C3%A3o%20do%20sexo%20feminino

https://www.hackerrank.com/

https://www.piie.com/

Leia também

17.02.2021

Mulheres e tecnologia

A área de tecnologia é a que tem o futuro mais promissor no Brasil e[...]

Continue lendo
17.07.2020

Mulheres no mercado de games

O mercado de games para as mulheres tem crescido de forma exponencial. A ascensão pode[...]

Continue lendo