Sebrae Delas

Consultoria empresarial como aliada necessária para empresas lideradas por mulheres

As mulheres vêm conquistando lugares significativos entre os empreendedores no Brasil, com o aumento dos negócios liderados por elas. De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Sebrae, 24 milhões de mulheres abriram empresas próprias.

Isso significa que cada vez mais elas estão buscando gerar sua própria renda e investir em seus sonhos e ideias. Assim, a gestão de negócios tem se tornado também uma atividade comum na realidade de muitas mulheres de várias idades e contextos socioeconômicos.

Vale destacar que boa parte das mulheres inicia suas empresas já possuindo algum conhecimento e conjunto de habilidades em gestão, ainda que elas mesmas não tenham consciência disso. Isso porque as mulheres tipicamente chefiam toda ou alguma parte da rotina de seus lares, seja o planejamento das compras, o acompanhamento da escola dos filhos, o agendamento da rotina médica de familiares, etc.

Por isso, a transição para o mundo dos negócios pode não ser tão difícil, principalmente quando elas optam por atuar em setores com os quais já têm intimidade ou em empresas pequenas. Neste âmbito, cabe notar que a mesma pesquisa do Sebrae aponta que praticamente a metade dos Microempreendedores Individuais, MEI, são mulheres, com uma taxa de 48%; que as empresárias deste porte trabalham predominantemente em casa (55% delas); e que as optantes por este tipo de negócio se sobressaem em setores como moda, beleza e alimentação.

No entanto, mesmo quando se empreende em um segmento com qual há afinidade e já com habilidades de gestão em desenvolvimento, liderar um negócio significa enfrentar muitos desafios. E esse fenômeno é ainda mais notável quando a empresa começa a expandir ou quando ela já envolve operações de maior porte.

Nestes casos, além da crescente complexidade envolvida nas operações do negócio, as novas perspectivas e responsabilidades trazidas pela ampliação dos mercados e canais de distribuição, pela variedade de departamentos internos à empresa e pela gestão de pessoal, podem gerar inseguranças. E estas, por sua vez, podem impactar o processo decisório, chegando até mesmo a comprometer o desenvolvimento do negócio.

E é aí que surge um aliado muito importante para as mulheres de negócios: a consultoria empresarial. Ela pode ter um papel significativo para os resultados do negócio, por isso, é preciso compreender que a contratação de uma consultoria pode configurar-se como um investimento para a sua empresa em determinadas situações.

Se você quer tirar suas dúvidas sobre como funciona a consultoria empresarial e de que forma ela pode ser uma aliada para as empresas lideradas por mulheres, continue a leitura deste artigo!

O que faz uma consultoria empresarial?

A consultoria empresarial atua fornecendo aos seus clientes soluções para a gestão dos negócios. O escopo deste auxílio pode variar dependendo das necessidades da empresa contratante, de modo que os consultores podem atuar de forma ampla, auxiliando em diversos setores da empresa, ou em um âmbito muito mais especializado, aplicando técnicas para aprimorar departamentos, processos ou atividades mais específicas.

Entre as soluções que podem ser fornecidas pela empresa ou profissional de consultoria, vale destacar o auxílio em etapas de planejamento, criação de estratégias, elaboração de cenários hipotéticos e de metas realistas. Conforme o segmento da empresa de consultoria em questão e as necessidades pontuais do cliente, o consultor também pode ser de grande valia para munir os gestores de informações e desenvolver habilidades específicas que possam ter um papel decisivo para os negócios.

Deste modo, quando você contrata uma consultoria empresarial, estará recorrendo ao auxílio de pessoas que possuem conhecimentos acadêmicos e empíricos em setores decisivos para a sua empresa. Basicamente, estará utilizando suas experiências e habilidades em gestão de negócios para auxiliar na tomada de decisões, na identificação de problemas e no desenvolvimento de soluções para a sua própria empresa. Por isso, empreendimentos de todos os portes e nichos de mercado contam com o trabalho e a expertise de consultores para auxiliar no desenvolvimento de seus negócios.

Cabe destacar que na maioria dos casos, os profissionais de consultoria empresarial são agentes externos. Embora você possa contratar um consultor para o seu quadro de funcionários, esta geralmente não é a opção feita pelas empresas, pois pode reduzir a eficiência na contratação do serviço, uma vez que um dos principais benefícios de se investir na consultoria é ter um olhar externo e objetivo sobre as circunstâncias em questão.

Além disso, geralmente, o trabalho de consultoria é focado em determinados objetivos, de forma que é mais eficiente contratar um consultor especializado para cada necessidade da sua empresa.

A seguir, você entenderá melhor o porquê disso, conhecendo um pouco mais sobre o que a consultoria pode fazer pela sua empresa.

Um novo ponto de vista

Como você viu anteriormente, uma das razões para contratar um consultor para sua empresa é justamente obter um olhar externo sobre a realidade da sua companhia. Em qualquer empresa, a rotina de gestão tende a encontrar repetidamente os mesmos problemas, levando ao desenvolvimento de determinados caminhos para solucioná-los. Estes podem tornar-se um padrão, uma espécie de acomodamento, que pode dificultar processos de inovação ou o processo decisório quando surgem situações inéditas ou imprevistas.

Quando você recorre a um consultor de negócios, terá acesso ao raciocínio de uma pessoa que está com a visão fresca no que tange aos processos do seu negócio. Assim, pode ser mais fácil para o consultor identificar eventuais gargalos nas operações e resultados de sua empresa.

O processo é como o de pedir conselhos em sua vida pessoal. Nestas situações, você busca pelo olhar de uma pessoa que está menos envolvida na situação e que pode ter uma percepção totalmente diferente do todo.

Mas, neste caso, não se trata simplesmente de uma opinião. Quando você busca por familiares ou amigos para um conselho pessoal, tende a pedir ajuda para pessoas que já passaram por situações semelhantes ou que possuem ampla experiência de vida, não é mesmo? O consultor também não traz uma mera opinião, visto que ele foi exposto a outras situações semelhantes em sua carreira, que ele pode utilizar para fazer um paralelo com os desafios do seu negócio. Assim, é possível que ele tenha mais referências sobre formas de resolver determinados percalços.

Potência extra

Às vezes, surgem situações que requerem uma pessoa dedicada à sua resolução. Pode ser a entrada em um novo mercado, o desenvolvimento de um produto ou design diferente, a fusão com outra empresa, etc. Frequentemente os gestores precisam dedicar uma atenção especial a este tipo de atividade, mas não possuem tempo ou conhecimento para desenvolvê-la da melhor forma.

Nestes casos, contar com o auxílio de uma consultoria especializada pode ser muito importante. Os consultores podem assumir todo o setor em foco, oferecendo uma mão de obra intelectual especializada para o caso específico e com expertise para gerir e acompanhar processos e resultados de forma integrada aos valores e objetivos do negócio, bem como relatá-los à diretoria.

Em situações assim, contratar temporariamente um consultor pode ainda configurar-se como um fator de redução de custos quando comparado à integração de um novo membro à equipe, com todos os encargos trabalhistas. Além disso, consultores experientes possuem maior facilidade em se adequar à cultura da empresa, reduzindo o tempo necessário para que os processos comecem a ser otimizados (o que, em última análise, amplia a rentabilidade da operação).

Especialização

Como você viu no início deste artigo, processos de expansão de negócios, entrada em novos mercados ou gestão de setores diversos trazem consigo desafios no que tange à inexperiência nos segmentos onde se pretende atuar. Além disso, situações de reestruturação interna, auditoria e curadoria financeira, entre outras podem requerer a atenção de profissionais com conhecimentos específicos.

Para estes momentos, contratar uma consultoria de negócios especializada pode ser imprescindível para o sucesso da mulher empreendedora. Esta é outra situação onde há a alternativa de contratar pessoal para o quadro da empresa, mas em que os consultores especializados oferecem benefícios em termos de expertise, custo em longo prazo e velocidade na resolução dos problemas.

Networking

Este é um dos benefícios de contratar uma consultoria empresarial que você pode obter independentemente de qual razão a levou a optar por este auxílio. Quando você lança mão do trabalho de um consultor em sua empresa, está automaticamente fortalecendo seu networking, ou seja, sua rede de contatos dentro do ambiente de negócios.

E investir em conhecer gente é imprescindível para qualquer empreendedor. Estes contatos podem ser de grande importância para a formação de parcerias, para o ingresso em novos mercados e oportunidades, auxílio em momentos de crise, etc.

Como os consultores de negócios trabalham para diversas organizações, frequentemente em múltiplos setores, eles são importantes pontes entre você e outros empresários que podem ter interesses em comum. O próprio consultor muitas vezes pode fazer o casamento entre dois de seus clientes que podem se beneficiar de um trabalho em conjunto.

Isso te ajuda a ampliar as perspectivas do seu negócio e a ganhar relevância no mercado. E estes fatores são especialmente importantes para as mulheres de negócios, visto que as questões de gênero ainda têm grande impacto em suas carreiras. Para elas, contar com o auxílio de um consultor pode facilitar na criação de conexões com pessoas importantes e no fortalecimento de sua imagem enquanto líderes em um cenário que ainda é muito dominado por homens.

Realizando auditorias

Quando você toca um negócio, tem muitas preocupações e tarefas na sua rotina. Por isso, acompanhar cada departamento pode tornar-se uma tarefa impossível, de modo que é importante contratar pessoas experientes e confiáveis para gerir em nível departamental.

Contudo, muitas vezes os resultados estão aquém do previsto, os clientes estão insatisfeitos ou há incongruência nas informações. Nestes contextos, a consultoria empresarial pode ser importante para auditar setores da sua empresa.

O termo auditoria geralmente é recebido com uma carga pesada, como se ele estivesse sempre relacionado à investigação de fraudes. Mas, como você viu nas situações hipotéticas acima, não é apenas este o papel dos auditores.

Seu trabalho pode ser importante para a identificação de problemas operacionais internos e para o desenvolvimento de soluções que ajudem a resolvê-los, bem como para aumentar a produtividade do negócio e de seus funcionários. Por isso, em processos de revisão de condutas e dados como ferramenta para aperfeiçoar o negócio, a consultoria empresarial externa, livre de vieses, é de papel crítico.

Treinamento

Neste âmbito, mais uma vez a consultoria empresarial se constitui como aliada por fornecer conhecimento especializado em determinados setores. Digamos que você deseje melhorar os resultados de seus vendedores internos ou externos, ou que precise preparar sua equipe para utilização de um novo software ou metodologia.

Recorrer a um profissional com conhecimentos de alto nível na área e, mais do que isso, experiência em ensino, pode ser um investimento imprescindível para chegar aos resultados esperados. Os consultores podem realizar um trabalho pontual desenvolvendo habilidades e competências em seus colaboradores e até em você mesma.

Assim, aumenta-se a eficiência dos diferentes departamentos responsáveis pelas atividades do seu negócio, potencializando os resultados e o crescimento.

Como saber se a consultoria é para você

Agora que você já sabe como a consultoria empresarial pode desempenhar diversos papéis enquanto sua aliada em liderança de negócios, você provavelmente deve ter notado alguns setores da sua empresa que poderiam se beneficiar destes serviços. Para definir se é o momento para dar este passo, e em qual setor aplicar, avalie quais são os objetivos do seu negócio e que recursos estão disponíveis. Assim você pode estabelecer qual será o custo-benefício estimado de destinar verba para a contratação de um consultor.

Realocar seu orçamento para investir de modo eficiente em uma consultoria pode lhe trazer excelentes resultados. Mas é importante que você tenha em mente que alguns deles podem surgir em médio e longo prazo.

Assim, é fundamental que, antes de fazer a contratação, você tenha uma fonte de dados sobre sua empresa ou se mercado (caso esteja iniciando) de forma que você possa utilizá-los para comparar e aferir como o trabalho dos consultores impactaram a empresa.  Ou seja, a consultoria pode ser de valor inestimável para o seu papel enquanto líder de uma organização, contudo, ela deve ser utilizada de modo planejado e com total observação dos requisitos e da realidade da empresa.

Referências:

https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2019/03/Empreendedorismo-Feminino-no-Brasil-2019_v5.pdf

Leia também

04.03.2021

Consultoria empresarial como aliada necessária para empresas lideradas por mulheres

As mulheres vêm conquistando lugares significativos entre os empreendedores no Brasil, com o aumento dos[...]

Continue lendo
07.04.2021

Aspectos da empregabilidade (plano b na era do pós-emprego)

Muitos especialistas de mercado e dos Recursos Humanos vão dizer a você que estamos nos[...]

Continue lendo